Geralmente nossos pacientes chegam a nós com uma preocupação na ponta da língua: a fibrose.
Isso acontece muito quando a pessoa começa a pensar em fazer uma lipoaspiração ou abdominoplastia e resolve pesquisar sobre na internet, para ver como é o procedimento, e inevitavelmente irá aparecer a questão da fibrose.
Ao ver as imagens de uma cicatriz a pessoa toma um susto, pois a ideia dela é fazer um procedimento para melhorar fisicamente algo que a incomoda e não ganhar uma cicatriz, e só piora, ao ver imagens de fibroses graves e ler relatos negativos de quem fez esses procedimentos. E não tem jeito, o foco fica na parte negativa e que deu errado.
E como revertemos esse medo? Simples, explicando o que é a fibrose e como lidamos com ela.
Antes de tudo, ela faz parte do processo natural de cicatrização do corpo. Sabe quando cortamos o dedo e se forma uma casca por cima, uma cicatriz? É o mesmo princípio, entretanto no caso da fibrose ela se faz na parte interna do corpo.
Isso acontece pois qualquer cirurgia realizada no nosso corpo causa lesões, provocando reações como inflamação, inchaço, equimose (extravasamento de sangue dos vasos sanguíneos da pele que se rompem formando uma área de cor roxa) e consequentemente a formação de cicatrizes internas de diferentes tamanhos, nesse caso uma tentativa de colar o tecido interno e fazer com que volte ao normal.
Um exemplo prático disso é na lipoaspiração, onde os orifícios provocados pelas cânulas são preenchidos por cicatrizes, numa tentativa do organismo de consertar o local.
Com isto em mente, temos que entender que o problema não é a fibrose em si e sim a quantidade da cicatriz interna, que quando exagerada pode comprometer os resultados pretendidos, causando dor e deformidade na região.
Sendo um processo natural as fibroses não têm como ser evitadas, mas é possível diminuir as chances de que elas virem uma complicação para o paciente, além de ser possível serem tratadas mesmo quando elas se tornam exageradas.
Para isto, é necessário procurar uma clínica especializada em cirurgia plástica de confiança, com renome no mercado e com profissionais de destaque na área, não apenas cirurgiões mas também fisioterapeutas.
Essa “dobradinha” é importante, pois além da cirurgia em si, o pré e pós-operatório são cruciais no sucesso do procedimento, sendo necessário um trabalho em conjunto facilitado quando as equipes estão no mesmo local de trabalho e já se conhecem. Além disso, cada uma das partes tem responsabilidades e conhecimentos diferentes, que aliados são responsáveis pelo melhor resultado possível.
Pode parecer estranho ter de escrever isso, mas infelizmente sempre temos visto reportagens de pessoas que acabam indo em clínicas desconhecidas, atraídas muitas vezes pelos baixos valores, e acabam vendo seu sonho se transformar em um pesadelo, isso quando não falecem devido aos procedimentos sofridos.
Por isso, procure clínicas reconhecidas e não se preocupe com a fibrose, pois com a equipe certa, ela com certeza não será nenhum problema.
Nossa clínica trabalha em parceria com a Clínica Lindomar Delgado, referência em cirurgia plástica.
*E toda a equipe de fisioterapeutas qualificadas para prevenir e tratar a Fibrose.