Por vezes aparece um novo cliente com um problema antigo, a fibrose.
Acontece que depois de fazer uma cirurgia plástica, este cliente não teve um acompanhamento adequado e/ou não seguiu as orientações passadas pela equipe médica, o que acabou causando uma fibrose mal tratada.
Esta fibrose pode apresentar nódulos, depressões, assimetrias e retrações da pele, causando um grande problema estético. Além disso, tem a complicação psicológica, pois a pessoa muitas vezes faz a cirurgia plástica visando alguma correção estética, muitas vezes tendo isto como um sonho, uma meta, e ao acontecer isto, uma piora significativa na aparência da região, a pessoa pode desenvolver vários problemas.
Entre os problemas o mais comum é a depressão, pois a pessoa fica com vergonha de como ficou o corpo e passa a perder o interesse em quase todas as atividades (anedonia), pensamentos negativos, humor irritável e perda de energia. Afinal de contas, sua cirurgia teve um resultado totalmente oposto.
Além dos problemas causados diretamente a ela, isso afeta suas relações no trabalho, podendo gerar perda do emprego em si, com os amigos e com a família. Uma série de problemas sérios que podem ser evitados desde que seja aplicado o tratamento adequado.
Em casos assim se nota o tamanho da importância e responsabilidade que um fisioterapeuta tem.
Voltando à fibrose, ela é um processo natural de cicatrização interna do corpo, uma resposta a uma lesão, pois toda cirurgia realizada causa a mesma. É uma tentativa de colar o tecido interno e fazer com que volte ao normal.
O grande problema não é a fibrose propriamente dita e sim a quantidade de cicatrizes internas formadas, que quando em demasia, podem causar dor e deformidade na região.
Quando o tratamento não ocorre e ela permanece, a pessoa pode chegar a sofrer dos problemas citados anteriormente e o pior, começa a aceitar aquela cicatriz, se conforma.
Isso acontece por uma série de fatores, os mais comuns a falta de conhecimento do assunto, desinteresse em pesquisar sobre e a ideia de comparar com uma cicatriz comum, que não se cura por si só, sendo necessária alguma intervenção cirúrgica; e em casos assim, pelo trauma adquirido, a última coisa que a pessoa quer saber é de uma nova cirurgia.
Casos assim são tristes e acontecem, mas em compensação, existem aquelas pessoas alertadas do contrário.
Isso ocorre quando resolvem pesquisar sobre o assunto. É mais comumente através de conversas com amigos. Estes comentam sobre uma experiência própria ou de algum outro conhecido sobre o tema, ou ainda, preocupados com a situação da pessoa, resolvem eles mesmo pesquisarem sobre e depois recorrem a profissionais para terem certeza de suas conclusões.
Se este é o seu caso, ou de algum amigo, ou conhecido com que você se importe, saiba que esta situação, a fibrose antiga, tem tratamento sim, mesmo se já existir a anos, sem a necessidade de intervenção cirúrgica.
Um bom fisioterapeuta conseguirá analisar o caso específico da pessoa e assim escolher a melhor forma de tratamento.
Aqui na Clínica Lindomar Delgado a equipe da Clinica Juliana Botti não temos um, mas uma equipe inteira de ótimas fisioterapeutas, prontas para resolver qualquer problema de fibrose, novas ou antigas.